segunda-feira, 4 de abril de 2011

Dicas de roteiro - Cabeçalho

Neste blog, irei dar dicas de roteiro. Começarei pelo cabeçalho de cena, importantíssimo para as definições de espaço da cena a ser filmada.
Antes, porém, é preciso esclarecer alguns pontos.

PRÉ-DEFINIÇÕES
Por convenção, os roteiros sempre são escritos usando-se a fonte courier new, tamanho 12. Alguns roteiristas preferem escrever os nomes dos personagens na linha de ação com letra maiúscula (e eu me incluo nessa lista), sempre que o personagem estiver naquela cena, por entenderem que assim fica mais fácil o ator identificar em quais cenas o seu personagem está incluído. Se o personagem é citado, mas não participa da cena, usa-se caixa baixa, com a inicial maiúscula.
Em momento algum use negrito, itálico ou sublinhado em seu roteiro.

CABEÇALHO
No cabeçalho você irá indicar ONDE se passa a cena. Além disso, é padrão colocar se a cena se passa no interior (INT) ou exterior (EXT) de um ambiente e também se é dia ou noite. Neste último caso você pode ser mais específico, caso queira, indicando uma hora específica do dia ou da noite (manhã, tarde, entardecer, madrugada). Essas indicações são importantes para que o diretor de fotografia defina o tipo de iluminação que será usada na cena.

O cabeçalho será SEMPRE escrito em caixa alta, ou seja, com todas as letras em maiúsculo. Você pode ainda numerar as cenas. Não é obrigatório, mas eu recomendo que as enumere. Assim, você facilita o trabalho da produção ao se referirem a uma determinada cena, indicando-a pelo seu número (“agora vamos filmar a cena 20”, por exemplo).

Outro ponto importante a ser notado no cabeçalho, é que você deve sempre se referir ao mesmo lugar com o primeiro nome que deu àquela locação. Assim, se no início do seu roteiro, você se referiu a um determinado apartamento como sendo

20 - INT. APARTAMENTO DE PEDRO – NOITE

você terá que usar essa mesma definição (APARTAMENTO DE PEDRO) todas as vezes em que se referir a cenas nesse mesmo local, mesmo que o Pedro, o dono do apartamento, tenha morrido e não apareça mais no filme. Isso, para não confundir o trabalho da produção, que, ao decupar o roteiro, poderá incluir outro apartamento para uma cena naquele ambiente e depois descobrir que se trata do mesmo apartamento.

A mesma regra vale para o exterior, ou seja, para uma cena que se passa em um ambiente aberto, como uma rua, por exemplo. Então, se uma cena se passa na rua, em frente ao apartamento de Pedro, o cabeçalho trará as indicações de ambiente como sendo o APARTAMENTO DE PEDRO, com o diferencial que, no lugar de INT. você usará EXT., indicando assim, que a cena se passa em um local aberto.

Você também pode ser mais específico em seu cabeçalho no que diz respeito ao ambiente. Por exemplo, se você quiser diferenciar os vários ambientes do apartamento de Pedro, podemos descrever da seguinte forma:

21 – INT. APARTAMENTO DE PEDRO/QUARTO – MADRUGADA

22 – INT. APARTAMENTO DE PEDRO/COZINHA – MANHÃ

Ou ainda:

23 – EXT. APARTAMENTO DE PEDRO/FRENTE DO PRÉDIO – DIA

Agindo assim você facilita o trabalho da produção, uma vez que eles saberão de imediato que toda a ação se passa em torno daquela locação (apartamento de Pedro).

Há ainda aqueles roteiristas que preferem simplesmente diferenciar uma mudança de espaço dentro de um mesmo ambiente descrevendo o ambiente contíguo em uma nova linha de ação, em letras maiúsculas, sem abrir um novo cabeçalho de cena.

22 – INT. APARTAMENTO DE PEDRO – MANHÃ

Vemos PEDRO sentado em torno da mesa da cozinha, tomando café. Ele está pensativo. Após tomar uma xícara de café, PEDRO se levanta e se encaminha para a

SALA DE TV

onde está OLÍVIA vendo TV, deitada no sofá.

Uma das principais dúvidas dos roteiristas iniciantes quanto ao cabeçalho é “quando devo abrir um novo cabeçalho de cena?” A resposta é muito simples. Você só irá abrir um novo cabeçalho de cena em duas ocasiões:

  • Quando houver mudança de espaço: se um personagem anda de seu apartamento até um bar, mesmo que você queira que a cena seja feita de forma contínua, sem cortes, é preciso um novo cabeçalho de cena cada vez que ele entra em um novo ambiente.
  • Quando houver mudança de tempo: muitas vezes uma cena se desenrola num mesmo ambiente, com os mesmos personagens, mas eles permanecem ali durante o dia inteiro até a noite. A menos que você esteja fazendo um reality show, a cena terá que ser cortada em algum momento, para ser retomada mais tarde. Toda vez que houver a necessidade de uma mudança no tempo físico da cena, deverá ser criado um novo cabeçalho.

Nenhum comentário:

Postar um comentário