segunda-feira, 25 de março de 2013

O PERSONAGEM DE FICÇÃO - Características psicológicas e sociais


Todas as características citadas na postagem anterior (Características Físicas) influenciarão na parte psicológica do personagem. Por exemplo, uma pessoa que fala muito rápido, revela uma certa ansiedade em sua personalidade. Um personagem que fala muito lentamente, pode indicar um certo marasmo, ou mesmo desleixo, em suas ações. Dom Vito Corleone (O Poderoso Chefão) é um personagem que sempre se dirige aos seus interlocutores com uma certa calma na voz. Isso não revela displicência, e sim é um indício de que o personagem jamais perde a calma diante das situações conflitantes que enfrenta. Para um homem na posição dele, mostrar “quem” está no comando é de extrema importância. Quanto mais complexa e emblemática for a figura, mais interessante e rica ela será.
Algumas perguntas para ajudá-lo a montar o perfil psicológico do seu personagem:
·   Quais são as principais características do seu personagem? (inteligente, honesto, trabalhador, bom caráter, determinado, decidido, calmo etc. e seus opostos)
·         Qual o objetivo do seu personagem?
·         O que ele fará para alcançar seu objetivo?
·         Possui algum hábito ou vício? Qual? Por quê?
·         Gosta de quê?
·         Não gosta de quê?
·         Como foi/é sua educação?
·         Que importância ele dá para a família?
·         Mora sozinho?
·         Como é o lugar onde ele vive?
·         Tem esposa/marido e filhos?
·         O que faz para viver?
·         Gosta do que faz? Por quê?
·         Qual é a sua condição social?
·         Característica que pode perdê-lo ou salvá-lo.
·         O que ele faz nos momentos de lazer?
·         O que sabemos sobre o seu passado?
·         Tem amigos ou é um ser anti-social?
·         Ele se comporta em casa da mesma forma que em público?
·         Tem algum complexo de inferioridade ou de superioridade?
Dependendo da importância do personagem na história e do próprio tamanho da história, não é necessário preencher todos esses itens. No entanto, quanto mais você souber sobre o seu personagem, mais condições você terá de colocá-lo em situações verossímeis e de criar diálogos convincentes e naturais. Para um curta-metragem você pode deixar muitas dessas questões sem resposta, uma vez que não é possível desenvolver muito bem o perfil do personagem em uma história curta. Contudo, se você estiver escrevendo um longa-metragem, é sumamente importante que você crie um perfil completo dos seus personagens principais, respondendo a essas e a outras questões que julgar necessárias. Só assim seu roteiro terá organicidade e seus personagens terão vida própria. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário